Medo, incerteza e dúvidas – O paradigma da inovação

Quando ouço falar de inovação, seja ela digital ou de recursos humanos o discurso é sempre o mesmo. Quando questionadas as empresas sempre respondem que estão atrasadas e querem começar a inovar para ontem.

Não existe fórmula mágica e pouco se fala do que é preciso para inovar de fato, investimentos em equipamentos, servidores, sistemas não são mais o bastante, chegou a hora de investir em pessoas criativas.

O grande segredo das empresas inovadores é a mudança de paradigma na contratação. O modelo padrão adotado pelo RH é o mesmo a anos.

Existe um quadro de funcionários definido pela diretoria, com passar do tempo existe um aumento de demanda e um aumento do quadro de funcionários, quando o financeiro não esta mais fechando a solução é reduzir o quadro de funcionários e assim consecutivamente a empresa vai sobrevivendo.

Setores são criados quando existe uma necessidade de solucionar um problema ou a pedido dos clientes, este evento é subconsciente pois a verdade é que ninguém reflete sobre isso.

Se você se identificou com o texto acima eu não me espanto, mas reflita que em nenhum momento uma pessoa foi contratada ou um setor foi criado para prover criação, o foco é sempre a “solução de problemas”, problemas que normalmente são causados por uma má gestão, falta de administração de tempo, tarefas mal desenvolvidas e a falta de foco na produtividade, causando a desordem e o crescimento desnecessário.

Uma startup procura talentos para agregar valor em seus projetos, não pessoas para ocupar vagas no quadro de funcionários.

Investimento em criatividade é o sucesso para inovação, todos os líderes são responsáveis pelo movimento continuo da engrenagem e tem como obrigação serem inovadores. Uma pessoa inovadora com uma gestão adhocrática distribuída pode liderar qualquer exército.



Categorias:Gerência de Projetos

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: