Quando ouço falar de inovação, seja ela digital ou de recursos humanos o discurso é sempre o mesmo. Quando questionadas as empresas sempre respondem que estão atrasadas e querem começar a inovar para ontem.
Não existe fórmula mágica e pouco se fala do que é preciso para inovar de fato, investimentos em equipamentos, servidores, sistemas não são mais o bastante, chegou a hora de investir em pessoas criativas.
O grande segredo das empresas inovadores é a mudança de paradigma na contratação. O modelo padrão adotado pelo RH é o mesmo a anos.
Existe um quadro de funcionários definido pela diretoria, com passar do tempo existe um aumento de demanda e um aumento do quadro de funcionários, quando o financeiro não esta mais fechando a solução é reduzir o quadro de funcionários e assim consecutivamente a empresa vai sobrevivendo.
Setores são criados quando existe uma necessidade de solucionar um problema ou a pedido dos clientes, este evento é subconsciente pois a verdade é que ninguém reflete sobre isso.
Se você se identificou com o texto acima eu não me espanto, mas reflita que em nenhum momento uma pessoa foi contratada ou um setor foi criado para prover criação, o foco é sempre a “solução de problemas”, problemas que normalmente são causados por uma má gestão, falta de administração de tempo, tarefas mal desenvolvidas e a falta de foco na produtividade, causando a desordem e o crescimento desnecessário.
Uma startup procura talentos para agregar valor em seus projetos, não pessoas para ocupar vagas no quadro de funcionários.
Investimento em criatividade é o sucesso para inovação, todos os líderes são responsáveis pelo movimento continuo da engrenagem e tem como obrigação serem inovadores. Uma pessoa inovadora com uma gestão adhocrática distribuída pode liderar qualquer exército.
Categorias:Gerência de Projetos
Deixe uma resposta