O que você deve saber antes de trabalhar home office?

Ah, o home office…

Poder dormir até mais tarde, comer o que quiser, quando der na telha, trabalhar na madrugada, no sofá, na cama, n̶o̶ ̶b̶a̶n̶h̶e̶i̶r̶o̶ e de pijamas! Maravilha essa vida, hein? #SQN. Se você acha que trabalhar em casa é assim, com essa mordomia toda, está na hora de rever alguns pontos.

03-blog_blog

A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou uma lista de coisas que todos devem saber sobre home office e, acredite, nem tudo é um mar de rosas como se pensa. Confira 5 delas!

Nem sempre é em casa
Home office não significa necessariamente que você deve trabalhar em casa. Você pode realizar suas tarefas em lugares alternativos, como espaços de coworking, cafés, hotéis, parques ou, obviamente, no conforto de seu lar. Para quem não sabe, o home office também é conhecido como trabalho remoto, à distância ou portátil.

Não é para todos os perfis

Segundo a matéria publicada, nem todos os profissionais podem trabalhar home office.

Um empreendedor até pode abrir sua empresa e testar sua ideia de negócio na garagem de casa, mas um colaborador depende de muitos fatores para trabalhar neste formato.

A empresa em que ele trabalha deve permitir essa modalidade e, além disso, algumas tarefas exigem que ele vá até o local do trabalho todos os dias da semana, já que algumas delas são perigosas, sigilosas ou não são portáteis. Fora que algumas atividades dependem de interação com outras pessoas, dentro ou fora da firma. Também é preciso que a família, o colaborador e o ambiente de trabalho possuam características importantes para que o trabalho remoto seja realizado com eficiência.

Ganhar muito trabalhando menos? Não, querido, não.
Alguns acham que o trabalho remoto paga mais e exige menos, mas não é bem isso o que acontece. Se você abrir sua própria empresa, vai ter que se dedicar dobrado. Muitas vezes o expediente não vai acabar no final do dia e pode se estender até o fim de semana. O mesmo vale para colaboradores de uma empresa. Como você não vai pegar trânsito e nem será interrompido pelos colegas, vai trabalhar com mais intensidade.

Ter disciplina é essencial
Esqueça o pijama. Para trabalhar home office é preciso disciplina, inclusive ao se vestir. Acredite, as roupas influenciam na forma como você trabalha sim e pode reduzir sua credibilidade e afetar a sua auto-estima. Trabalhe com uma roupa confortável, mas que transmita sua atitude profissional para si mesmo e para os demais. Também organize seu escritório; isso o deixará mais motivado para trabalhar.

Ainda falando sobre disciplina, estabeleça horários e metas para entregar suas tarefas. Não pense que você irá dormir a manhã inteira ou assistir a todos os episódios de Breaking Bad e Game of Thrones sem ter nenhuma consequência. Para se concentrar, desligue a televisão, faça pausas estratégicas para comer algo ou ir ao banheiro e, se mora com amigos ou com familiares, explique que quando estiver trabalhando não deve ser interrompido. Claro que você pode tomar uma cervejinha na sexta-feira ou ir ao cinema em plena quarta, mas para isso é importante que suas demandas estejam em dia.

Sim, é o melhor lugar para se trabalhar
Mesmo com muitos desafios, o home office é bom para trabalhar com liberdade e menos estresse. Imagine horas no trânsito você acaba economizando, além dos gastos com a alimentação, gasolina e afins. Fora que, trabalhando remoto, você tem a chance de ficar mais concentrado e motivado, o que aumenta a sua qualidade e produtividade. Mas lembre-se: é preciso encarar essa modalidade de trabalho com responsabilidade,seriedade e disciplina!

Então, preparado para montar o seu escritório em casa? 😉

Fonte: http://blog.locaweb.com.br/ 

Anúncios


Categorias:Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: