Ciclo de vida do SCRUM – Material para treinar o time

Estou disponibilizando um material que pode ser utilizado para iniciar o Scrum em sua empresa, o material abaixo esta livre para ser editado e enviado por email para sua equipe e envolvidos.
Lembre de adicionar as fontes abaixo como créditos, claro não esqueça do meu blog.

Então vamos lá:

O Scrum ajuda no desenvolvimento de seu projeto, o papel dele é fazer com que a cada passo feito e que possa afetar o projeto possam transparecer para aqueles que gerenciam os resultados. Ele fornece uma estrutura que permitir que as equipes possam lidar com essa dificuldade encontrada mais facilmente.

TIME SCRUM

O scrum possui um conjunto formado por uma equipe auto gerenciável e multidisciplinar chamado de TIME SCRUM, o time scrum tem um papel de executar as tarefas planejadas, e cada um tem um papel essencial nesse processo.

Product Owner também como chamado de “Cliente” possui um papel importante dentro do projeto, ele pode ser o próprio cliente ou alguém confiável que possui a visão do projeto, responsável por garantir o Retorno de investimento (ROI) é responsável pelo gerenciamento do Product Backlog e garantir o valor do trabalho realizado pelo time. Ele deve trabalhar totalmente alinhado com o time para garantir que o ROI seja alcançado.

ScrumMaster  é responsável por garantir que o processo seja entendido e avaliar se o time está utilizando corretamente as praticas do Scrum e impedir qualquer atraso na entrega de cada Sprint , qualquer impedimento que esteja ocorrendo ele deverá resolver. O Scrum Master também é membro do time.

TIME, formado por desenvolvedores com habilidades necessárias para transformar uma ideia do Product Owner em algo potencialmente concreto , todos trabalham juntos para completar o projeto para o qual  se comprometeram, o time é responsável por atingir os objetivos do sprint,  possuem controle sobre o seu processo de desenvolvimento, sendo de sua responsabilidade ao final de cada Sprint mostrar os resultados do projeto para o cliente.

COMO FUNCIONA

  1. Documento de Visão                                                                                                          

O plano inicial para começar um projeto Scrum consiste em um Documento de visão e um Product Backlog, o documento de visão é um relatório feito antes para termos uma noção do que acontecerá com o projeto no futuro, uma definição de onde queremos chegar ou qual direção devemos seguir. No documento de visão ficará armazenado  as informações coletadas do cliente,  descrevendo o porque o projeto esta sendo implementado, o documento deve conter os detalhes como quem irá comprar o produto, quem são usuários alvos, quais os cliente que o produto pretende atingir .

  1. Product Backlog

Com documento de visão pronto vem a parte do Product Backlog que é uma lista que prioriza as funcionalidades desejadas do produto definido pelo Product Owner  nessa lista contém tudo aquilo que será necessário e mais importante para partida inicial do projeto. Durante o Product Backlog ocorrem as Sprint Planning Meeting (reuniões de planejamento) onde será definido objetivo para o Sprint, que é uma breve descrição daquilo que se tentará alcançar no Sprint , participam da reunião o ScrumMaster , o Product Owner e o Time  com duração de até 4 horas, na reunião o Product Owner analisa as funcionalidades contidas no Product Backlog e então descreve para o time os itens de maior prioridade,  a reunião serve para estabelecer planos e metas que serão entregues ao  final da Sprint  e também onde são divididas as tarefas. Após a priorização os itens são transferidos do Product Backlog para o Sprint backlog .

  1. Sprint Backlog

No sprint backlog os itens são extraídos do Product Backlog seguindo as bases definidas pelo Product Owner, a equipe determina um tempo que será necessário para completar as funcionalidades. A equipe é quem irá determinar a quantidade de itens que serão retirados do Product Backlog e serão movidas para a Sprint Backlog já que são eles quem serão responsáveis por implementa-lás , Nessa etapa mãos a obra, esse processo é fundamental para que equipe tenha um entendimento melhor do projeto e  do que deve ser feito , a equipe quebra cada item da Sprint Backlog em uma ou mais tarefas, isso ajuda a dividir o trabalho entre os membros da equipe.

  • Sprint

Os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprint, durante os sprint  a equipe executará as tarefas seguindo a ordem de prioridade definida pelo Product Owner , as sprint duram entre 7 e 14 dias uteis, diariamente as equipes de desenvolvimento se reúnem em uma Daily Meeting (Reunião diária) de duração 15 minutos para falar o que foi feito no dia anterior , o que será feito no dia que se inicia e se está acontecendo algum impedimento para conclusão da tarefa . Caso haja impedimento é dever do ScrumMaster resolvê-lo , para dar prosseguimento ao projeto. No Scrum os projetos são construídos por partes, pedaços de modo que a cada Sprint feito uma parte do projeto é construída, a cada Sprint feito o projeto vai se incrementando. Ao final de cada  Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades que foram implementadas em uma Sprint Review Meeting  (Reunião de Revisão) onde é mostrado o que foi feito ate o momento .

  1. Sprint Review Meeting (Reunião de Revisão)

Na Sprint Review Meeting o ScrumMaster exibirá tudo o que foi feito durante a Sprint para o Product Owner, os participantes da sprint review incluem o Product Owner, ScrumMaster e o Time , clientes , gerencia todos envolvidos no projeto . Durante o Sprint Review, o projeto é avaliado em relação aos objetivos do Sprint citados durante o Sprint Planning Meeting. A apresentação sobre o projeto deve ser feita pelo time em formato de demo. O Product Owner avalia o que foi feito e o que não foi e o time discute sobre as mudanças que ocorreram durante a sprint os problemas encontrados e os problemas resolvidos, o  time então exibe o trabalho pronto e o Product Owner decidirá se aprovará ou não cada uma delas .

  1. Sprint Retrospective (Reunião de Retrospectiva)

Após a reunião de revisão, ocorre uma reunião do time junto com o ScrumMaster chamada de Sprint restrospective está reunião ocorre ao final de cada sprint ,  nela são debatidas o que funcionou bem no projeto e o que não funcionou ao longo da sprint , o que deu de errado e o que poderá ser melhorado para próximo sprint. Com intuito de levantar soluções para os erros que ocorreram, e assim a equipe vai aprendendo e melhorando o seu desenvolvimento.

Fases SCRUM conforme itens acima:

 

PONTOS POSITIVOS AO IMPLANTAR O SCRUM

A utlização do Scrum nos projetos possuem diversos pontos positivos como a presença do Product Owner acompanhando o projeto passo a passo com uma visualização boa do quanto falta para atingir o objetivo podendo saber nas reuniões. A aproximação do cliente com o time possibilitando avaliar se está tudo correto de seu gosto, organização excelente, divisão das tarefas e auto-gerenciamento da equipe.

As tarefas são cumpridas no prazo e a cada fim de Sprint o cliente valida o que foi desenvolvido mostrando os resultados obtidos para satisfação do cliente.

Nas reuniões todos conversam sobre o que estão fazendo, os resultados encontrados a troca de ideias fazendo assim com que o desenvolvimento do projeto seja mais rápido sem contar com o conhecimento adquirido com os colegas. As tarefas são separadas de acordo com que a equipe seja capaz de finalizar livrando-o assim de ficar sobrecarregado com a tarefa.

Na prática

Exemplo de PBL (Product Backlog)

           

ITEM DESCRIÇÃO TAMANHO ROI STATUS
PBL1 CADASTRO DE APLICAÇÃO 40 ALTA A FAZER
PBL2 PERFIL DE ACESSO 8 BAIXA A FAZER
PBL3 EMITIR BOLETO DE COBRANÇA 16 MÉDIA A FAZER

 

  • Tamanho: Definido pelo time de desenvolvimento (Horas de trabalho)
  • ROI: Definido pelo PO (Product Owner)
  • Atualização do PBL: PO

 

Exemplo de PBL (Sprint Backlog)

Sprint 1 Total 8h
Item Tarefa Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7 Total
 

 

PBL2

 

TR1 – CRIAR TABELA 2 0 0 0 0 0 0 2
TR2 – CLASSE DE DADOS 0 0 3 0 0 0 0 3
TR3 – ADICIONAR PERFIL NAS FUNCIONALIDADES EXISTENTES 0 0 0 0 1 0 0 1
TR4 – TESTE UNIDADE 0 0 0 0 0 1 0 1
TR5 – DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA 0 0 0 0 0 1 0 1

 

Exemplo Quadro kanban (Ferramenta visual para visualizar o Sprint Backlog)

Objetivo:

  • Visibilidade ao andamento das tarefas.
  • Deve ficar visível e de fácil acesso a todos os membros do time.

Nota:

  • O time só começa a trabalhar o segundo item após a finalização do primeiro evitando colocar a meta em risco.
  • Quanto mais no topo o item tiver, maior o valor de negocio o item tem para o cliente.
  • Atualização em tempo real e não somente no final do dia.

 Kanban

Exemplo Sprint Burndown

Sprint BurndownObjetivo:

  • Mostrar o esforço restante para a sprint/iteração
  • Mostrar o quanto falta para atingir a meta.

Nota:

Coluna vertical: Qtd de esforço/horas

Coluna horizontal: Dias de uma sprint/iteração

Linha azul: fluxo ideal de trabalho

Quando o gráfico esta acima da linha azul, indica que o time esta distante de atingir a meta

Quando o gráfico esta em cima da linha azul, indica que o time esta no fluxo de trabalho ideal

Quando o gráfico esta abaixo, indica que o time esta superando as expectativas.

  • Atualizar diariamente

 

Daily Scrum (Reunião Diária)

A cada dia do Sprint a equipe faz uma reunião diária, chamada Daily Scrum. Ela tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia.

Os Daily Scrums normalmente são realizadas no mesmo lugar, na mesma hora do dia. Idealmente são realizados na parte da manhã, para ajudar a estabelecer as prioridades do novo dia de trabalho.

Todos os membros da equipe devem participar do Daily Scrum. Outras pessoas também podem estar presentes, mas só poderão escutar. Isso torna os Daily Scrums uma excelente forma para uma equipe disseminar informações sobre o estado do projeto.

O Daily Scrum não deve ser usado como uma reunião para resolução de problemas. Questões levantadas devem ser levadas para fora da reunião e normalmente tratadas por um grupo menor de pessoas que tenham a ver diretamente com o problema ou possam contribuir para solucioná-lo. Durante o Daily Scrum, cada membro da equipe provê respostas para cada uma destas três perguntas:

  • O que você fez ontem (desde a última reunião)?
  • O que você fará hoje (até a próxima)?
  • Há algum impedimento no seu caminho (tive ou estou tendo)?

Concentrando-se no que cada pessoa fez ontem e no que ela irá fazer hoje, a equipe ganha uma excelente compreensão sobre que trabalho foi feito e que trabalho ainda precisa ser feito. O Daily Scrum não é uma reunião de status report na qual um chefe fica coletando informações sobre quem está atrasado. Ao invés disso, é uma reunião na qual membros da equipe assumem compromissos perante os demais.

Os impedimentos identificados no Daily Scrum devem ser tratados pelo Scrum Master o mais rapidamente possível.

           

Observações para uma boa Daily

  • Todos do time devem estar presentes
  • Não é pausa para lanche
  • Não é brincadeira
  • Deve ser o mais objetiva possível (3 perguntas e nada mais)

           

 

Sprint Review

Ao final de cada Sprint é feito um Sprint Review Meeting. Durante esta reunião, o Scrum Team mostra o que foi alcançado durante o Sprint para o PO (Product Owner) e seus convidados.

Tipicamente, isso tem o formato de um demo das novas funcionalidades.

1° Para iniciar a reunião o SM (scrum máster ou um membro do time) apresenta a meta definida para o Sprint

2° Mebros do time devem fazer um apresentação funcional do que foi produzido no Sprint.

3° Após a apresentação o PO conversa com seus convidados e tem o direito de aceitar o rejeitar o resultado do Sprint.

Qualquer necessidade de mudança ou novas features (novas características/funcionalidades) devem ser adicionadas ao Product Backlog e priorizadas no momento mais oportuno definido pelo PO.

Durante o Sprint Review, o projeto é avaliado em relação aos objetivos do Sprint, determinados durante o Sprint Planning Meeting. Idealmente, a equipe completou cada um dos itens do Product Backlog trazidos para fazer parte do Sprint, mas o importante mesmo é que a equipe atinja o objetivo geral do Sprint.

Sprint Retrospective

RetrospectivaO Sprint Retrospective ocorre ao final de um Sprint e serve para identificar o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e que ações serão tomadas para melhorar.,

  • Devem participar da reunião obrigatoriamente o time e o SM (Scrum Mastert).
  • O PO pode participar sempre que for convidado.

Todos os membros do time devem responder basicamente duas perguntas:

  • O que foi bom?
  • O que pode ser melhorado?

O SM toma nota de tudo, o time prioriza os itens na ordem ideal de mudança.

Nota: A retrospectiva é uma excelente forma de garantir a melhoria continua do processo.

Utilizaremos as ferramentas:

  • http://www.meuscrum.com/
  • Skype (vídeo conferência / grupo comunicação)
  • Kaban (quadro físico)
  • Documentações diversas

Fontes:
http://fabrica.ms.senac.br/2013/06/gestao-de-projetos-com-scrum/
http://www.desenvolvimentoagil.com.br

Anúncios


Categorias:Desenvolvimento Ágil, Gerência de Projetos

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: