Desenvolvendo em .NET para Android

Não é novidade mais também nem todos sabem sobre o MonoDroid então vamos divulgar um pouco.

MonoDroid permite .NET no Android

O MonoDroid traz toda Mono VM para o Android, permitindo que os desenvolvedores .NET escrevam aplicações para os Sistemas Operacionais Móveis do Google. Os desenvolvedores podem escrever aplicações para o iOS da Apple, Android do Google e para Windows Phone 7.

MonoDroid é um framework similar ao MonoTouch que permite aos desenvolvedores escreverem aplicações para o Android usando a linguagem C# e a Mono VMA MonoDroid API contém o conjunto de bibliotecas que estão contidas no Silverlight, exceto as que são para interface de usuário, e um conjunto de bindings para a API Java do Android que são necessários para garantir o acesso a funcionalidades específicas tais como sensores, câmeras, Bluetooth, etc.


Para desenvolver aplicativos no Android usando Windows, o Visual Studio Professional é necessário juntamente com um plug-in e um SDK. O SDK faz referência ao SDK do Android, que por sua vez, usa o Java SDK. Desenvolvimento no Mac OS X é suportado pelo Preview 10 com MonoDevelop, a IDE multiplataforma desenvolvida pelo Mono. O desenvolvimento no Linux está planejado para ser suportado em breve também via MonoDevelop.

O MonoDroid abre o mundo do Android ao desenvolvedores .NET. Usando .NET e Mono, e permitido desenvolver uma aplicação para Windows Phone 7, iPhone OS, e Android ao mesmo tempo, mas algumas coisas não são tão simples como os desenvolvedores gostariam. As APIs de UI e as funcionalidades específicas dos dispositivo são diferentes de plataforma para plataforma, então não espere escrever uma vez e rodar em qualquer lugar o mesmo código. O código claramente tem que ser dividido em lógica de negócio e lógica de apresentação, sendo que a última parte precisa ser reescrita para cada SO.

roadmap para o MonoDroid não especifica quando a versão 1 estará disponível, mas Miguel de Icaza disse que eles estão “trabalhando o mais rápido que eles podem para terminar o Mono para Android.”. O MonoDroid 1.0 usará o Mono 2.8, e suportará C# 3.0, .NET 3.5, garbage collection, multi-threading, e outras features padrão como, por exemplo, o LINQ. O OpenGL também será suportado através da API OpenTK, um wrapper orientado a objetos para bibliotecas OpenGL. O OpenTK está também incluído no MonoTouch, por isso o código do OpenGL pode ser compartilhado entre o Android e o iOS.

De acordo com de Icaza, o MonoDroid é usado pela DeltaEngine, uma engine cross-platform de desenvolvimento de jogos, para rodar jogos no iPhone, Android, Windows Phone 7, e no XBox 360. Na CES 2001, a NVidia apresentou um jogoSoul Craft, rodando no LG Optimus 2X, um celular com Android e um chip NVidia’a Tegra 2 dual-core. O jogo rodou no MonoDroid.

O MonoDroid vai ser um produto comercial, o preço ainda não está disponível. Como referência, o preço do MonoTouch começa em $99 e vai até $399 na versão Professional, e termina em $3,900 no caso da compra de 5 licenças enterprise.

Anúncios


Categorias:Diversos, Programação

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: