Líder de Projetos

Olá, hoje vou falar sobre carreira profissional, meu foco será em liderança

Muitos afirmam que a liderança é algo que nasce com o indivíduo, citando os grandes líderes como Júlio César, Napoleão, Gandhi e outros semelhantes. Eles possuíam uma forte personalidade carismática que foge aos padrões usuais do comportamento humano.

O que é um líder de projetos?
É uma pessoa capaz de perceber as potencialidades de cada membro de sua equipe, sabendo motivá-lo e explorá-lo de maneira a beneficiar um projeto, trazendo aperfeiçoamento individual, com responsabilidade, disciplina em prol do trabalho em Grupo.

O que eu preciso para ser um líder?
Convicção: Entusiasmo e o compromisso que o líder demonstra por sua visão.
Caráter: Demonstração de integridade, honestidade, respeito e confiança.
Cuidado: Preocupação com o bem-estar pessoal e profissional dos liderados.
Coragem: Defender as crenças dos liderados, desafiar, admitir erros e mudar o próprio comportamento.
Compostura: Manifestação coerente de reações emocionais.
Competência: Habilidades tangíveis (técnicas funcionais) e intangíveis (interpessoais)

 

O mercado hoje pede liderança? 
Não, o mercado não pede de liderança ele exige.
para isso precisamos saber no as pessoas são realmente boas, algumas pessoas talvez nunca cheguem a liderança, porém são altamente qualificadas naquilo que fazem e serão sempre boas em sua função, e isso não quer dizer que ela não é importante ou que tem uma baixa remuneração.
As pessoas confundem um pouco isso, em achar que todos precisam ser líderes
Existe, e precisam existir, os bons líderes. Mas existem pessoas altamente técnicas, com o perfil adequado para aquilo, que podem continuar onde estão tendo sucesso, ganhando dinheiro e trazendo resultados para a empresa.

 

Então ser líder é um dom? 
Muitos acham que alem de dom a liderança pode ser desenvolvidas, li algumas matérias sobre isso porém continuo com a minha visão de que: “Você não vira líder, nasce líder” pode parecer um pouco irônico mais realmente acredito que esse destaque não se desenvolve e sim evolui !
com o tempo você adquire mais conhecimento sobre essa liderança e aprende a controlar o que você pensa, o que a equipe pensa.
Usando um colégio com exemplo: em todas as turmas de amigos sempre percebemos que tem “um” em especial que se destaca; seja o mais brincalhão ou mais estudioso ambos os grupos tem um “líder”. (pense nisso..)

 

A maturidade vem com o tempo, mas saber reconhecer e assumir os seus erros é um bom ponto de partida. Administrar conflitos é com experiência e sempre buscar sem um bom avaliador de resultados

Fontes e dicas para pesquisa
http://www.maurolaruccia.adm.br

http://delegada-ti.blogspot.com

http://www.assevim.edu.br/

http://www.caliper.com.br



Categorias:Gerência de Projetos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: