Elaborando um Plano de Teste

Inicialmente devem ser levantados alguns pontos, atividades a serem realizadas, objetivo de cada fase do teste, as técnicas que serão utilizadas já devem ser definidas (recursos e ferramentas), preparação do ambiente, volume de dados e processo.
Provavelmente seu Gestor não esta muito afim de saber se seu plano de teste é bom ou não a única coisa que interessa e que o produto seja entregue no prazo e com qualidade, sendo assim não existe problemas em ter um plano de testes extenso afinal ele será utilizado por você ou pela equipe de teste seu gestor provavelmente nunca vai abri-lo.

Elaborar o Plano de Testes identificando as atividades de testes relacionadas àquele projeto. Define com e o que deve ser testado no projeto.

Estratégia de Testes,Plano do projeto, Documento de definição de requisitos funcional e não funcional aprovado pelo solicitante. Documentação referente aos projetos/sistemas relacionados


Plano de testes


a) Itens de Teste: Especificação de requerimentos, modelagem de dados, esquema do banco de dados, etc.
b) Funcionalidades a serem testadas: São o que deve ser testado pela perspectiva do usuário.
c) Funcionalidades que não devem ser testadas: Podem ser postergados para a próxima iteração, baixo risco (já pode ter sido testada anteriormente e considerada estável), etc.
d) Escopo: Uso de alguma ferramenta especial? Como as métricas vão ser coletadas? Como o ambiente de testes deve ser configurado? Software? Hardware? Combinação de SW, HW e software de terceiros? Quais serão as regras para testes de regressão?
e) Critérios de sucesso/falha: Número mínimo de defeitos encontrados, ou defeitos de alta severidade, execução de todos os casos de teste, etc.
f) Ambiente de Testes: VPN? Dados para teste? Ferramentas? Capacidade de hardware? Restrição de uso durante os testes?
g) Responsabilidades: Responsáveis por modelar os testes, por avaliar os riscos da aplicação, por avaliar quais são as funcionalidades que devem e as que não devem ser testadas.
Observação: Boa prática é selecionar por função na empresa e não por nome.
h) Necessidade de pessoal ou treinamento: Treinamento num produto ou ferramenta específica, necessidade de um profissional com conhecimento específico
i) Cronograma: Definição das atividades do projeto
j) Riscos e contingências: Explicar o que deve ser feito caso , por exemplo, alguma das situações venham a acontecer:
Falta de ferramentas específicas; Entrega tardia da aplicação para testes; Mudança nos requerimentos originais, etc.


Analista de Testes – executa
Analista de Sistemas – acompanha e aprova
Gerente – aprova


    Devem ser definidos para a equipe

Durante a definição do escopo do projeto é que as atividades serão definidas ou planejadas, quais serão as técnicas utilizadas e como as ferramentas vão ser inseridas no processo. Por exemplo, vão utilizar alguma ferramenta específica para fazer consultas no banco de dados durante a execução dos casos de teste? É importante que esta esteja instalada antes de dar início a essa fase, nunca se sabe quando algum software vai dar conflito com seus softwares ou sistema operacional.

 

Dicas:

  • O plano de teste e os demais documentos de testes devem ser revisados durante todo o processo.
  • Verificar se os documentos (plano, casos, modelagem de testes) não estão entrando em contradição.
  • Use o plano de teste como um guia para a modelagem dos casos de teste e configuração do ambiente de testes/homologação, e não mais um documento para encher lingüiça no projeto e mostrar que estão “trabalhando em algo importante”. Mais uma vez, objetividade.

     

Referencias:
http://www.testexpert.com.br/
http://testavo.blogspot.com
http://sembugs.blogspot.com

 

Anúncios


Categorias:Gerência de Projetos

Tags:, ,

11 respostas

  1. Preciso escrever um plano de teste para executar instalação e atulização de nossos sistemas contábeis em diversos ambientes, ou seja, sistemas operacionais, rede etc. Gostaria de saber como me proceder, quais ferramentas posso utilizar, como montar um ambiente de virtualização, ou se é melhor utilizar outras máquinas com diferentes sistemas operacionais.

    • Olá amigo espero poder ajudar,
      No seu caso você precisa alem do “Plano de teste” passar por outras fases que são importantes, como o teste unitário, teste de integração,teste de sistema.

      Vou indicar um wiki que deve te auxiliar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_software
      Após a leitura e entendimento da Gestão de testes que o link ira te proporcionar acredito que terá novas dúvidas e estarei a disposição para auxiliar, Indicando um próximo passo que você devera seguir.

      Ferramentas de Gestão de Testes: IBM Rational TestManager , Visual Studio Test Professional 2010 (Paga) e Bugzilla Test Runner (Open Source), existem diversas ferramentas para diversos tipos de testes falaremos mais sobre elas, assim que progredimos

  2. Opa amigão, gostaria de saber se vc pode me ajudar a montar um plano de teste para um projeto que minha turma da faculdade estamos montando!
    Bom o projeto trata-se de um sistema para ANDROID que comunica-se com um web service onde retornará com o que foi pedido!
    Para poder da continuidade no projeto, precisarei montar todo um plano de teste mais até agora não tinha conhecimento algum sobre o assusto. Bom.. gostaria de saber como montarei esse plano, se deve usar algum tipo de ferramentas e quais. Como trarei esse plano de teste para dentro do meu projeto etc..

    • Olá Edilson,
      O Plano de teste pode ser elaborado com papel e caneta se necessário, existem ferramentas facilitadoras para isso. Antes precisamos saber que tipo de documentação você precisa montar, e qual padrão deve seguir (se exigido pela sua faculdade), você tem essas informações?

      Identifique a necessidade, você quer um plano de teste unitário, funcional, etc ?

      Algumas dicas e modelos você também encontra em: http://www.testexpert.com.br

  3. Olá Thiago tudo bem?

    Eu sou responsável por fazer teste nos sites que são desenvolvidos na empresa. Faço isso por minha conta, não sigo nenhum documento. Mas sinto falta de um planejamento para fazer esses testes. Você conhece testes específicos para aplicação web (sites) para me indicar, já pesquisei na internet encontro muito sobre softwares mas para sites até hoje não achei. Você pode me ajudar.

    Aguardo Obrigada

    Forte Abraço.
    Mara

    • Olá Mara !
      Acho que posso ate ajuda, qual o seguimento do site ?

      • O site é uma loja virtual que vende vários produtos, nele temos cadastro de clientes, carrinho de compras, formulários para pedido de mais informações, indicação de produtos, atendimento online, lista de desejos, pesquisa por produtos, artigos (noticias e matérias), depoimentos, etc.

      • Olá Tiago, estou aguardando a sua ajuda.

        Obrigada.
        Forte abraço

      • Mara,
        bom dia.
        Desculpe a demora estava em um projeto externo e não consegui responder as perguntas a tempo.

        O conceito de teste deve ser o mesmo tanto para uma aplicação desktop como web.
        Você já tem mapeado o seu Caso de Teste, Procedimento de Teste, Critério de Teste, Critério de cobertura dos testes para fazer a geração do caso de teste?
        os níveis de testes também são importantes: Unidade, integração, aceitação, regressão e sistema.

        Desenhe em uma folha para ficar claro os seus objetivos com cada tipo de teste e depois coloque em pratica realizando a sua documentação com base no papel desenhado.

  4. Bom dia Thiago, espero que ainda tenha a disposição de responder às perguntas. kkkk
    Meu nome é Luciano, atuo na área de Gestão por processos e não tenho conhecimento da área de TI ou Sistemas, mas me foi demandado aprender sobre o UAT (User Acceptance Testing) para poder desenvolver planos de testes para melhorar a qualidade dos processos. Na internet encontrei informações que me fizeram entender superficialmente a importância do teste de aceitação e dos demais. Considerando que não poderemos dispor de nenhum valor, pode me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: