O estudo da Fast Future aponta uma direcção, entusiasmante, das profissões que poderão ser exercidas em 2030 :
- A revolução digital vai continuar a ser cada vez mais acelerada, exigindo a presença de profissionais na área da advocacia virtual, gestores de informação e criadores de marcas pessoais.
- A preservação do ambiente vai ser cada vez mais acompanhada, e não será de estranhar o aparecimento da agricultura vertical, especialistas em clima e policias para protecção das condições de ambiente.
- Em 2030 a população vai estar envelhecida e por isso vão aparecer os cirurgiões de implantação de memória e os construtores de partes do corpo humano. Tudo isto para garantir a qualidade de vida das populações envelhecidas, tendo em atenção que a esperança média de vida deverá chegar aos 100 anos!
- Exploração do espaço sideral, e aparecimento de profissões associadas como sejam, pilotos espaciais, engenheiros e guias turísticos espaciais.
- As áreas melhor remuneradas serão : nano-medicina; cirurgia implantação de memória e advocacia virtual.
- Outras áreas interessantes têm a ver com a protecção do ambiente, nomeadamente a criação de uma polícia que evite o roubo das nuvens, de uma autoridade que controle e erradique a propagação de doenças infecciosas e gestores de informação que irão guardar e eliminar toda a informação em excesso.
Esta apresentação teve como objectivo, dar a conhecer às crianças britânicas a economia do futuro, e garantir que estas crianças saberão identificar estas novas oportunidades, criadas pelas inovações tecnológicas e científicas.
Quais são as novas profissões do futuro :
- Construtores de partes do corpo humano : Por incrível que pareça, os avanços na ciência vão tornar possível construir partes do corpo humano. Vão ser necessários profissionais para construírem essas partes, bem como locais onde as armazenar e “reparar”.
- Nano-Medicina : Os desenvolvimentos em nanotecnologia, oferecem oportunidades de construção de sistemas sub-atómicos, implantações e procedimentos que vão transformar os tratamentos de saúde pessoal. Uma nova linha de profissionais especializados em nano-medicina, vão ser necessários para administrar estes tratamentos.
- Consultores e Gestores em Gerontologia : O envelhecimento da população vai ser um facto. Por outro lado a esperança média de vida vai aumentar ( há quem diga até aos 100 anos ! ). Deste modo vai ser necessário criar soluções para esta população, ao nível da psiquiatria, medicina, fitness e cuidados pessoais. Estes profissionais terão como objectivo, auxiliar na saúde e qualidade de vida destas pessoas.
- Cirurgião de Implantação de Memória : Hoje, somos invadidos com informação que nos chega de todo o lado. Com a idade a capacidade de absorvermos esta informação vai diminuindo. Vai ser impossível lidar com este excesso, pelo que irão aparecer cirurgiões que vão “implantar” memória extra para todas as pessoas que queiram aumentar a sua memória.
- Consultores em Ética : A tecnologia e a ciência desenvolvem-se de uma maneira bastante rápida. Hoje em dia, e no futuro será ainda mais evidente, já nos perguntamos se “devemos” aproveitar uma determinada descoberta, porque de facto os limites não estão naquilo que se pode fazer. Estes profissionais vão ser necessários porque ao entenderem aquilo que a ciência pode produzir, vão ajudar a sociedade a fazer escolhas consistentes acerca dos projectos que podem, e devem, ser desenvolvidos.
- Pilotos, Arquitectos e Guias Turísticos Espaciais : A Virgin vai este ano lançar as primeiras viagens turísticas no espaço. Em 2030 serão uma banalidade. A exploração deste negócio vai abrir oportunidades em novas profissões como pilotos espaciais e guias turísticos. Vão também ser necessários Arquitectos e Engenheiros espaciais, tendo como objectivo principal a possibilidade de se criarem habitações no Espaço Sideral.
- Agricultores Verticais : Estima-se que em 2030, 80% da população vai residir nos grandes centros urbanos. Tendo em atenção que neste período, a população aumenta cerca de 3 biliões de pessoas, vai haver necessidade de produzir alimentos para toda esta gente, mas não vai haver terra suficiente para o fazer. A ideia será implementar Quintas Verticais perto dos grandes aglomerados, produzindo alimentos hidropónicos ( método que permite o crescimento de plantas através de nutrientes em água, e sem solo ) em edifícios de simples construção. Os gestores destes espaços terão de ter conhecimentos científicos multi-disciplinares, e ainda na área da engenharia e comércio.
- Especialistas em Reversão e Modificação Climática : As ameaças e impactos, da modificação climática continuam a aumentar, e por via destas situações é cada vez mais necessário o aparecimento de engenheiros-cientistas que ajudem a reduzir e reverter os efeitos das mudanças climáticas em localizações específicas. Estes especialistas têm de encontrar soluções aos desafios que irão aparecer no futuro no sentido de proteger as populações contra as ameaças climáticas.
- Polícia de Controle Climático : Hoje em dia é possível semear nuvens para criar chuva, alterando os padrões climáticos centenas de quilómetros em redor. Pode parecer ridículo mas estima-se que as nuvens vão ser roubadas e deslocadas para os locais onde a chuva é precisa. Os Polícias de Controle Climático vão ser necessários não só para evitar o roubo das nuvens, mas também para controlar quem está autorizado a disparar os rockets de iodo de prata, nas nuvens, por forma a provocar a queda de chuva.
- Advocacia Virtual : À medida que grande parte da nossa vida se torna cada vez mais digital, as Leis também se vão modificar, sendo mais fácil resolver disputas legais que ocorram em comarcas diferentes. Os Tribunais vão estar online. O advogado virtual vai ser uma realidade, e há quem afirme que vai ser umas das profissões melhores remuneradas em 2030.
- Gestor de Informação Virtual : Vai ser necessário contratar especialistas que nos ajudem a organizar a nossa vida electrónica. Estes gestores vão organizar o nosso correio electrónico, armazenamento de dados e racionalizar as aplicações que utilizamos.
- Gestores de Avatars e Professores Virtuais : Avatars inteligentes e personagens computorizadas vão ser usadas para suportar, ou mesmo substituir os professores nas salas de aula. No entanto, terá sempre de haver uma presença humana que verifique que a interligação do Avatar e o estudante é efectiva.
- Designer de Veículos Alternativos : O desejo de ter veículos com zero emissões de CO2, vai ser, com toda a certeza, um dos objectivos a atingir nas próximas décadas. Os profissionais ao nível do design vão ser muito requisitados pelos construtores, porque as pessoas vão dar primazia não só ao design e protecção ambiental, mas também ao preço e segurança.
- Narrowcasters : Os conteúdos na Rádio, Televisão, Internet e Media vão ser cada vez mais personalizados. Vão existir redes de informação digital para grupos ou para conteúdos específicos. Embora seja tudo controlado por computadores, vai ser preciso contratar profissionais para programar as grelhas de informação, desenvolver conteúdos e gerir o funcionamento dessas redes.
- Gestores de Dados Excessivos : As informações e os dados que todos os dias damos a conhecer na Internet e Redes Sociais, podem-nos trazer problemas variados, dos quais, o mais importante é o roubo da identidade. Estes profissionais terão a seu cargo eliminar os nossos dados nas redes pretendidas.
- Especialista em Social Networking : Para além doutras áreas, no futuro poderá ser preciso contratar especialistas em social networking, para pessoas traumatizadas e marginalizadas pelas redes sociais.
- Personal Brander : Esta profissão vai ser uma extensão aos serviços que são prestados às celebridades, pelos publicitários e estilistas. O Personal Brander vai trabalhar com uma pessoa que queira criar a sua marca pessoal, utilizando sites de redes sociais e outro media. Os problemas e assuntos que estas pessoas vão lidar, são todos aqueles que serão reflectidos nos seus Blogs, no Twitter ou Facebook. Os objectivos do Personal Brander será de criar os valores que o cliente pretende embutir na sua imagem, e a consistência dos seus actos do dia-a-dia com o perfil criado pelo Personal Brander nas redes sociais.
Ao ler este estudo fico com curiosidade em saber como é que nos vamos preparar para estas alterações. Que estratégias de educação vamos aplicar, e como vamos motivar as nossas crianças em obter os melhores conhecimentos, no sentido de compreenderem o impacto que a ciência tem nas suas vidas.
Para mais informações poderão visitar os seguintes websites :
www.fastfuture.com
www.sigmascan.org/Live
www.foresight.gov.uk
www.techcast.org
Categorias:Notícias
Deixe uma resposta