Escolhendo VB.Net ou C#

Com a consolidação do .NET no mercado e padronização como solução e estratégia nas mais diversas empresas veio uma dúvida que atormenta todos os programadores que estão iniciando no .NET. Na verdade, falando em solução de desenvolvimento Microsoft, antes do .NET sabíamos diferenciar claramente que rumo seguir e a referida linguagem a utilizar. O .NET trouxe um conceito novo, a facilidade de se utilizar varias linguagens para gerar o mesmo código e resultado, inclusive referente a tempo de processamento. Face a esse novo momento tem se gerado muitas duvidas em que linguagem utilizar, a posição oficial da documentação reafirma que todas terão o mesmo beneficio, sendo que após compiladas vão gerar o mesmo MSIL (Código intermediário). Ficando ao programador a escolha baseando-se agora na sua experiência anterior.

A Microsoft recriou completamente o VB.NET de forma que é completamente aderente aos padrões do .NET Framework e acessa todas suas classes,  tal como orientação a objeto e criou uma nova linguagem chamada de C# cujo propósito é oferecer uma sintaxe similar ao ‘C’ ou Java(Sum) de forma a captar também esse publico no mercado. Pois os milhões de programadores do antigo VB certamente já iriam migrar naturalmente para nova tecnologia face ao sucesso já conquistado durante anos, da mesma forma estão seguindo muitos programadores de Visual Fox Pro pela similaridade de sintaxe. Portando para você que está começando siga agora esse novo conceito e escolha a ‘sintaxe’ que mais lhe agrada até porque você facilmente pode compartilhar código entre qualquer linguagem .NET.

Depoimentos de especialistas
Cada especialista colocou sua opinião pessoal sobre a escolha da linguagem (VB.NET ou C#)

“Atualmente trabalho com Visual Basic .NET por estar mais familiarizado, ou seja, em um passado próximo utilizava Visual Basic 6 e ASP + __VBScript. Isso me tencionou à optar pelo Visual Basic .NET. Como “hobby” desenvolvo mini aplicações para ficar mais à vontade no C#. Não tenho preferência por VB.NET ou C#, mesmo porque acho que linguagem é apenas uma questão de comodidade, pois o que na verdade importa é conhecermos a plataforma .NET.”

Israel Aéce
Líder grupo Projetando
http://www.projetando.net

“Escolhi C# pelo fato de já ser um programador C e C++, na verdade o C# é tudo o que os programadores em C desejavam, uma interface Rápida de desenvolvimento como o VB porem com a potencialidade do C, sem o uso da MFC e utilizando-se de todo potencial que o FrameWork oferece, Achei a Linguagem Fantastica!!”

Claudenir Campos
Microsoft MVP
http://www.daruma.com.br

“Escolher entre o Visual Basic.NET e o Visual C#.NET na minha opinião é mais uma questão de preferência do desenvolvedor. Desde a versão Beta 1 do Visual Studio.NET tenho participado de discussões sobre este tema. E analisando as duas linguagens e conversando com outros profissionais percebí que alguns gostam do C# simplesmente por estarem familiarizados com a sintaxe. O mesmo ocorre com programadores com background em Visual Basic. Minha formação é baseada no Visual Basic. Desenvolvo soluções desde a versão 3.0 desta linguagem. Quando me vi nesta encruzilhada tomei a seguinte decisão: tornar-me fluente nas duas linguagens. O que é perfeitamente possível e está ao alcance de qualquer desenvolvedor. As duas linguagens utilizam classes do mesmo framework, então, muito mais do que conhecer as linguagens o desenvolvedor deve dedicar-se a conhecer o Microsoft .NET Framework. Com uma análise mais detalhada, qualquer desenvolvedor poderá perceber que se utilizar o Visual Basic.NET com a opção Option Strict on, pouquíssimas diferenças (que não afetam a maioria dos desenvolvedores) serão observadas entre as linguagens.”

Carlos de Mattos
Microsoft MVP
http://www.Quarteirao.NET

“Como consultor, fica difícil indicar C# ou VB.Net, porque existem critérios que devem ser analisados. Antes do .Net, eu programava praticamente só com Visual Basic, pois sempre consegui extrair o melhor da linguagem. No início do .Net, foquei-me no Visual Basic .Net por uma questão de continuidade com o conhecimento que já tinha, muito embora viesse a notar que este conhecimento só me servia, e parcialmente, para as questões relativas à sintaxe da linguagem, pois os conceitos de desenvolvimento haviam mudado completamente. No decorrer, passei a trabalhar com C# e notei a mesma facilidade de adaptação. Mas a questão que tende a pesar é: Qual usar? A resposta é simples. O que você busca? Desenvolvimento mais produtivo, com uma IDE (mesmo que parecendo iguais) mais ágil e simples, sem perder nenhum dos recursos oferecidos pelo ambiente .Net? Então a resposta é VB.Net, porque o resultado final é praticamente o mesmo, ou seja, não perdemos em performance ou robutez da aplicação desenvolvida. E o VB.Net caminha cada vez mais no sentido de ser a linguagem ideal para quem busca produtividade, com o grande detalhe que é o fato de estar cada vez mais poderoso como linguagem e é por isso que escolhi o VB.Net como minha ferramenta principal de trabalho.”

Wallace Santos
Microsoft MVP
http://www.datasul.com.br

 
“Sou desenvolvedor em Visual Basic desde 1998, iniciei na versão 5.0, mas logo em seguida fui para a versão 6.0. No .NET estou trabalhando desde a versão Beta 1, e todos os novos projetos estão sendo desenvolvidos em VB.NET 1.1 e aos poucos estou migrando todos os projetos do VB6 para esta nova versão. Tenho maior facilidade em utilizar o VB.NET ou o C#, mas prefiro a utilização do VB.NET, sendo que a mesma é tão poderosa quanto o C# e eu já tenho uma bagagem das versões anteriores”

Jefferson Gobi Barbosa
Líder do GUP.NET
http://www.gup.net 

Referência
Differences Between Microsoft Visual Basic .Net and Microsoft Visual C# .NET – Ed. Microsoft 2002
DotNet247 – http://www.dotnet247.com

Concluindo
Conforme apresentado nesse artigo você deve escolher sua linguagem de acordo com sua experiência pessoal com a sintaxe de uma das duas. Essa é realmente o grande diferencial apresentando no .NET Framework, que é a capacidade de gerar  mesmo código intermediário independente da linguagem. (MSIL) garantindo com isso o desempenho entre as mesmas. Foi apresentado ainda nesse artigo uma pequema comparação entre as sintaxes de VB.NET e C# para você ver que o programador vai se prender mais é na forma de escrever pois você na maioria das vezes vai encontrar um comando equivalente ou igual para o caso de ser um comando do .NET Framework.Eu escolhi o VB.NET e você? Até próximo artigo!

Veja a matéria completo Clicando Aqui
por Ramon Durães

Anúncios


Categorias:Diversos, Programação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: