A Fonte de Áudio/Vídeo normalmente é composta por sinais provenientes de câmeras de vídeo (digitais ou analógicas), DVD players, videocassetes, mixers de áudio ou de vídeo. Estas fontes terão uma conexão com a Estação de Encoding. É comum para transmissões ao vivo, conectar as fontes a/v em equipamentos de pré-produção ou edição antes de chegar na Estação de Enconding.
A Estação de Encoding é um computador que captura e tipicamente, codifica áudio de vídeo ao vivo, diretamente para o formato streaming escolhido (taxas de compressão). Os sistemas mais comuns usados para encoding de conteúdo ao vivo são baseados em Windows XP ou 2000 equipados com interfaces ou placas de captura específicas. O uso de uma boa placa ou interface de captura é um fator crítico para alcançar uma boa relação entre taxas de compressão e qualidade de imagem. A placa deve ser capaz de capturar imagens em até 640×480 pixels de tamanho de tela a 30 FPS (frames por segundo) sem perder frames (drop) ou exigir alto consumo da CPU.
Atualmente existem no mercado placas feitas especialmente para esta aplicação com alta capacidade de gerenciamento de dados e recursos que vão de memória SDRAM para criar o chamado Elastic Frame Buffer que “segura” o pixel digitalizado até que a porta PCI esteja pronta para recebê-lo. Este recurso é particularmente importante quando há um alto tráfego de dados ou muitas placas de captura no mesmo PC. Sem isso é possível que haja pixel drops (perda de pixels) ou degradação da qualidade da imagem. Um dos fabricantes a utilizar este recurso é a Osprey com seu chip Conexant PCI I/F.
A Estação de Encoding que está normalmente próxima a fonte de a/v manda o fluxo de áudio/vídeo comprimido para o Servidor de Mídia Streaming, no caso da Super Streaming, o Windows Media Services 9 através de um link de Internet dedicado com taxa de upload a partir de 128Kbps.
O sinal de áudio/vídeo comprimido a ser enviado para o servidor varia entre 20Kbps e 2Mbps. Para transmissões de vídeo normalmente se usa o padrão de 109Kbps para um tamanho de tela de 320×240 pixels.
O Servidor de Mídia é responsável por entregar o conteúdo streaming a cada requisição de usuário conectado via Internet e a banda total para este servidor deve acomodar todas estas requisições ao mesmo tempo, ao contrário da Estação de Encoding, que deve ter banda somente para um sinal.
Um Player de Vídeo é necessário para decodificar o sinal streaming vindo do Servidor de Mídia via Internet (ou Intranet no caso de transmissões corporativas fechadas). Os players de streaming mais populares no momento são Real Player da Real Networks, e Windows Media Player da Microsoft. Estes dois players são distribuídos gratuitamente e cada um deles reproduz uma grande variedade de formatos streaming.
A Interface Web desta operação não difere muito de uma página web comum, bastando apenas um caminho específico para o conteúdo de áudio ou vídeo num tag html.
Indicações:
Wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/Streaming
O que é Streaming: http://www.criarweb.com/artigos/214.php
Planos Streaming LocaWeb: http://www.locaweb.com.br/produtos/windows-streaming-media.html
Categorias:Diversos
Deixe uma resposta